sexta-feira, 25 de junho de 2010

Morreu o Saramago...a Selecção empatou...e o Senhor Jorge Viegas aparece na capa da MotoPortugal (outra vez)...Desgraças e Vaidades

Assim anda o nosso país...

Decorreu no passado fim de semana a SEGUNDA EDIÇÃO da prova de Escudeiros em Braga.
Uma zona espectacular para a prática da nossa modalidade, onde predominam os maciços graniticos, com uma grande variedade de obstáculos.
Gostaria de poupar as teclas do meu computador, portanto para saberem como foi, basta recuarem ao arquivo do Blog e procurarem o Post da 1º Edição da Prova de Braga Escudeiros.
A grande, e quase única diferença, foi termos visto a Rita a ser levada ao colinho por quatro homens fardados, com uma cruz vermelha nas costas.
Diz que uma abelha lhe mordeu numa perna e não pôde acabar a prova.
Outra novidade foi a aposta do Filipe Paiva ao comprar uma mota verdadeira, para substituir aquela de plástico com que se apresentava nas provas anteriores.
Bem vindo À FAMILIA GASGAS.
As zonas também eram diferentes, graças ao bom senso e esforço do Rui Castro, que consciente das dificuldades em que a nossa modalidade vive, não poupa esforços para nos agradar.

Parece-me que o facto de haver repetição de locais de provas se prende com a realidade de não haver clubes e câmaras municipais disponiveis para as acolher, dadas as elevadas taxas que a Federação cobra.

Antes de mais relembrar que se vai dar a segunda edição da prova da Silveira em Talhadas - Sever do Vouga no dia 04-07-2010

















A Associação Recreativa e Desportiva da Silveira tem feito já uma propaganda digna de registo.
Penso que começou a luta ao primeiro lugar da melhor organização do nosso campeonato.
A Associação de Escudeiros que comece já a preparar o próximo ano porque a fasquia está a ficar elevada.

É ASSIM QUE SE FAZ PUBLICIDADE!!!

Apesar de me apetecer imenso escrever algumas parvoíces sobre os restantes Pilotos, que como sempre se apresentaram a horas e de boa disposição, não o vou fazer.

Não hoje!!!
Acabei de receber O ORGÃO OFICIAL DA FEDERAÇÃO DE MOTOCICLISMO DE PORTUGAL. - MOTOPORTUGAL
Trata-se de um conjunto de páginas com POUCA informação sobre as várias disciplinas do motociclismo NACIONAL.
(Por isso é que não aparece nada sobre os nossos Pilotos no Campeonato da Europa de Trial em Andorra - Foi no estrangeiro)

Vamos fazer um exercicio em conjunto:
Peguem na vossa "revista", (não abram) e sintam como é pesada. A julgar pelo peso deve ter para aí umas quarenta páginas. NÃO!!! São só dezasseis a contar com capa e contra capa.
Mas como é possivel ser tão pesada???
Agora abram suavemente porque pelo peso deve ser cara, ou não, podem abrir com força que a julgar pela espessura das folhas ela não se rasga.
Meus senhores, não há espaço para falar de todas as modalidades nesta revista porque as páginas são demasiado grossas e com brilho maximo, o que como devem saber é carissimo.
Sinceramente preferia ter mais páginas e menos grossas.
Pelo menos dava para limpar os vidros, ou o rabo, se nos acabar o papel higiénico e não conseguirmos chegar ao armário.
Sim, porque é tão interessante e fico quase tão bem informado, como quando leio a folha dos pobres á saida da missa.

Em dezasseis páginas, bem grossinhas, três são de publicidade, cinco são sobre os vinte anos da Federação, onde o seu presidente aparece sete vezes.

A analogia é a seguinte:

O que há em comúm entre uma Latinha de Merda e esta revista?
O Conteúdo

Pelas minhas contas de páginas:

5 páginas para o presidente+3 para publicidade= 8

16 páginas no total - 8 com merda = 8 (noves fora nada)

Assim sendo, sobram (8), metade da revista para publicitar as modalidades do Motociclismo NACIONAL.
Contudo há que somar mais três páginas sobre a equipa de Enduro em França repito, em França?!?!?!
Estou confuso, então não era só sobre o motociclismo nacional?
Aquilo que devia ser um objecto de informação, não passa de um espelho da forma como se gere a federação.

A FEDERAÇÃO NÃO VIVE DE AR E VENTO!!!

Vive de subsidios do Estado, taxas de provas, licenças que os Pilotos pagam, patrocinios e provavelmente de mecenas.
Tal como outros sectores da actividade também a Federação, alegadamente se encontra em dificuldades, um facto que foi bastante notório no Jantar de Gala servido no Casino de Espinho.
Fiquei a pensar...será que foi oferecido, ou cada um paga o seu.
Eu acho que foi por multas, tipo, eu levo a Coca-Cola, tu o Queijo da Serra e ele o Champagne.

Ocupar cinco páginas de uma revista sobre o motociclismo com um jantar de gala é divulgação, e quanto a mim este jantar foi a forma mais inteligente de gastar o dinheiro das licensas dos Pilotos, subsidios do Estado e patrocínios.

Para além do mais este jantar foi justificado seguindo os estatutos da Federação que dizem, e passo a citar:

Artº Segundo
(Objecto)

 "A Federação de Motociclismo de Portugal tem por objecto a promoção, coordenação e regulamentação do motociclismo no País"

Tá certo, durante o jantar foi feita imensa promoção ás diversas modalidades e dados prémios aos clubes organizadores. Mas quem era o público alvo de tal promoção??
Familiares e amigos daqueles que lá foram comer e receber os prémios e condecorações, mais um politicoseco qualquer que estava esfomeado, porque caso não saibam, também o pais está em crise e isso afectou os politicos.

Artº Terceiro
(Fins)
"Promover a prática do motociclismo em todas as suas vertentes,(...) estimulando a captação de mais praticantes."

Também foi feito...

Segundo percebi a Federação tem demasiadas despesas que têm de ser sustentadas.
Agora sim, é fácil compreeder a relutância dos executivos da Federação em não baixar os valores de inscrição, ou até mesmo as taxas de provas, como forma de promover a captação de pilotos e melhorar as condições de organização das provas.

 O argumento é sempre o mesmo... não é por aí que poupamos dinheiro, nem ficamos mais pobres por causa de um jantarinho entre amigos.

Fiquei a pensar!!
Com o que se gastou num jantar, quantos Pilotos Profissionais seria possivel convidar para encontros e workshops com as camadas jovens das diferentes modalidades?
Quantas licensas desportivas poderiam ser pagas a novos Pilotos?
Quantas mais motas seria possível comprar para as Escolas da Federação?
Quanto custa enviar um ou mais Pilotos para estágios no estrangeiro?

Quanto???

Em qualquer governação, modelo de gestão ou educação os bons exemplos têm que vir de cima.

DIGO EU...

4 comentários:

  1. Acho que afinal quem levou com a moto em cima na prova de Escudeiros, foste tu!

    E não tavas com o capacete. :-)

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  2. Também aconteceu:) mas como já não é novidade eu andar a levar com a mota nas costas, nem comentei.

    Quanto ao resto a que te referes...apenas a constatação de um ou vários factos que tenho vindo a digerir.

    Abraços

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  3. Os meus parabéns…. Assino por baixo pena e que contra isso não se pode fazer nada…
    Mas ainda há pior que isto tudo, e as ferias???? Ais sabem tão bem (de borla) :P
    Sabes o que vale a isto?? É que tanto eu como tu já pagamos 200 e qualquer coisa euros de licença da para tudo upiiiiii
    João Ribeiro

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  4. Pois... Afinal continua tudo na mesma. Foi por estas e por outras que a FNM perdeu o Clube TTT há uma vintena de anos. Depois, acabaram-se as provas em Chaves onde nessa altura se juntavam uma trintena de pilotos a competir.

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